Reabilitação - Nova Regulamentação

As recentes alterações na legislação portuguesa, relativa à construção, (Decreto-Lei n.º 95/2019, Portaria n.º 302/2019 e Portaria n.º 304/2019) vem colocar a exigência do relatório de avaliação de vulnerabilidade sísmica, aquando da realização de operações urbanísticas em edificado existente, vulgarmente chamada de reabilitação.

Esta medida vem no seguimento dos vários alertas de especialistas (Notícia DN, Notícia Observador, Artigo GeCorpa) para a falta de uma cultura de prevenção sísmica e fiscalização da construção, da qual decorre a fragilização do edificado existente, que agora se encontra de cara lavada, e por conseguinte a exposição da população residente a um perigo maior.

A elaboração do relatório de avaliação de vulnerabilidade sísmica é por isso uma questão de segurança, para si e para todos.

Ao habitar edifícios, reabilitados sem Relatórios Sísmicos, está-se a potenciar o incremento de perdas, materiais e humanas, em caso de Sismo. 

Recorrendo a ferramentas de modelação e análise sísmica, orientadas para cada uma das tipologias de estruturas existentes, providenciamos a consultoria de projetos e operações urbanísticas de reabilitação.

Exija sempre a segurança Sísmica.

Faça Download da Nossa Folha para avaliar a Necessidade de elaboração de Relatório de Vulnerabilidade Sísmica para a sua intervenção